Uma proposta de Sequência Didática para forças dissipativas com o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação.
Luiz Carlos Gomes Filho, Adriana da Silva Fontes, Oscar Rodrigues dos Santos, Michel Corci Batista, Douglas R. Coneglian.
Resumo
Nosso trabalho tem por objetivo, verificar o potencial pedagógico de uma Sequência Didática sobre a temática força de atrito e força de arrasto, que foi implementada em um colégio da rede pública de ensino da região centro-oeste do Paraná, com o intuito de perceber a motivação dos alunos pelas aulas de Física. Nossa Sequência Didática se pautou numa perspectiva de ensino alicerçada principalmente pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), tais como: Simuladores trabalhados no laboratório de Informática, experimento sobre força de arrasto em meio fluido viscoso com a utilização do Software Tracker, Editor de planilhas do Excell e Open Câmera trabalhados no laboratório de Física. Além das TDIC utilizamos também experimentos sobre Força de Atrito no laboratório de Física; análises de figuras e de tirinhas envolvendo o conteúdo abordado; leitura e debate de textos relacionados ao assunto. Nosso trabalho caracteriza-se como qualitativo. Os dados que foram coletados durante a implementação da Sequência Didática por meio de relatos, questionários, desenvolvimento de atividades, participação dos alunos e diário de bordo do professor. Nossos resultados identificam, que houve indícios de aprendizagem e que o material elaborado constitui-se como potencialmente significativo, visto o envolvimento e motivação da turma durante as atividades. Leia mais.

Figura 5: Objeto solto em meio viscoso. a) Desenho representativo da esfera em movimento em meio viscoso; b) Diagrama do corpo livre indicando as forças que atuam na esfera: força de viscosidade (Fv), força de impulsão (I) também chamada de força de empuxo (Fe) e força peso (P), c) Experimento da esfera nos meios água, óleo e detergente, respectivamente, registradas no software Tracker.