Caderno de Física da UEFS
Publicação do Departamento de Física da Universidade Estadual de Feira de Santana
Busca Avançada
Menu Principal
Volumes
Vol. 19, No:01, Jan.-Jul. 2021
ISSN 1809-1466 (impreso)
ISSN 2527-0230 (online)
LINKS
Sociedade Brasileira de Física
Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência
Sociedade Brasileira de Matemática
Sociedade Brasileira de Educação Matemática
Sociedades Cientificas
Periódicos de Ensino de Física
Revista Brasileira de Ensino de Física
Caderno Brasileiro de Ensino de Física
A Física na Escola
Physics Education
European Journal of Physics
Brazilian Journal of Physics
Departamento de Física. Universidade Estadual de Feira de Santana
Avenida Transnordestina, S/N, Novo Horizonte,
Caixa Postal 252 e 294, CEP: 44036 - 900,
Feira de Santana - Bahia - Brasil

Telefone/Fax: 75 3161 8206
Visitantes Únicos
Visitor Hit Counter
Copyright © 2021  "Caderno de Física da UEFS"
All Rights reserved  • Todos os dereitos reservados
   E-Mail: cadfis@uefs.br
Qualis: B2

1996-2000

2001-2005

2006-2010

2011-2015

2016-2020

2021-2025

Volume: 19
Número: No.01
Ano: Jan-Jul. 2021.

Ilustração da Capa:
Título: Coruja
Técnica: Fotografia.
Dimensões: 15 X 15 cm
Autor: Milena de Oliveira da Costa


Ver capa | Ver Sumário
Publicação Parcial do
Vol. 19, No. 01, 2021
do Caderno de Física da UEFS.

Lembre a submisão de artigos é Fluxo Contínuo!
Submeta seu artigo!
Uma proposta de Sequência Didática para forças dissipativas com o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação.
Luiz Carlos Gomes Filho, Adriana da Silva Fontes, Oscar Rodrigues dos Santos, Michel Corci Batista, Douglas R. Coneglian.
                                        Resumo

Nosso trabalho tem por objetivo, verificar o potencial pedagógico de uma Sequência Didática sobre a temática força de atrito e força de arrasto, que foi implementada em um colégio da rede pública de ensino da região centro-oeste do Paraná, com o intuito de perceber a motivação dos alunos pelas aulas de Física. Nossa Sequência Didática se pautou numa perspectiva de ensino alicerçada principalmente pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), tais como: Simuladores trabalhados no laboratório de Informática, experimento sobre força de arrasto em meio fluido viscoso com a utilização do Software Tracker, Editor de planilhas do Excell e Open Câmera trabalhados no laboratório de Física. Além das TDIC utilizamos também experimentos sobre Força de Atrito no laboratório de Física; análises de figuras e de tirinhas envolvendo o conteúdo abordado; leitura e debate de textos relacionados ao assunto. Nosso trabalho caracteriza-se como qualitativo. Os dados que foram coletados durante a implementação da Sequência Didática por meio de relatos, questionários, desenvolvimento de atividades, participação dos alunos e diário de bordo do professor. Nossos resultados identificam, que houve indícios de aprendizagem e que o material elaborado constitui-se como potencialmente significativo, visto o envolvimento e motivação da turma durante as atividades. Leia mais.
Figura 5: Objeto solto em meio viscoso. a) Desenho representativo da esfera em movimento em meio viscoso; b) Diagrama do corpo livre indicando as forças que atuam na esfera: força de viscosidade (Fv), força de impulsão (I) também chamada de força de empuxo (Fe) e força peso (P), c) Experimento da esfera nos meios água, óleo e detergente, respectivamente, registradas no software Tracker.
Citação: Luiz Carlos Gomes Filho et al., Uma proposta de Sequência Didática para forças dissipativas com o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação. Cad. Fís. UEFS, 18 (02): 2503.1-20, 2020.
Periodicidade: Semestral
Impresão: 500 Exemplares

Estatistica( até 04/2021 )

- 19   Volumes
- 29   Números
- 221 Artigos Científicos
- 29  Obras de Artes

Qualis Capes Unificado B2