Endereço:

Departamento de Física, Modulo-V,
Avenida Transnordestina, S/N,
Novo Horizonte,
Caixa-postal: 252 e 294, CEP: 44036-900,
Feira de Santana, Bahia, Brasil

Contato:

Secretaria: 55-(75)-3161 8206
na Web:     http://dfis.uefs.br

E-mail:    sf2017uefs@gmail.com
Copyright © 1997-2018

Website propiedade do Departamento de Física
        Universidade Estadual de Feira de Santana,
Bahia, Brasil.

Todos os dereitos reservados.
WebMaster/
E-mail: juan@uefs.br
Apoio:
Departamento de Física da UEFS
         http://www.dfis.uefs.br/









     Vera Aparecida Fernandes Martin
              http://lattes.cnpq.br/0539134068708725

Possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1986), mestrado (1991) e doutorado (1998) em Astronomia pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora titular da Universidade Estadual de Feira de Santana. Tem experiência na área de Astronomia Fundamental - confecção de catálogos estelares e conexão entre sistemas de referência, especialmente entre sistema óptico e sistema rádio de referência. Realizou pós-doutoramento na área de Astrofísica Extragaláctica - galáxias aneladas peculiares, no Laboratório Nacional de Astrofísica/MCTI entre os anos 2005 e 2006. Atualmente dedica-se à pesquisa em Galáxias Aneladas Peculiares: espectroscopia e fotometria. É atualmente coordenadora do Mestrado Profissional em Astronomia da UEFS autorizado em 2013 pela Capes. Faz parte do Banco de Avaliadores do INEP/MEC desde 2007. Está na presidência da Comissão Própria de Avaliação da UEFS desde 2008. Desde fev 2017 coordena a Pós-Graduação/PPPG da UEFS. Research Id: H-5621-2016. ORCID: 0000-0001-7049-2053.
Conheça os Palestrantes
Palestrantes









        
Gustavo Rodrigues Rocha
         http://lattes.cnpq.br/6552009596083138

Professor adjunto no Departamento de Física da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), autor do livro História do Atomismo: como chegamos a conceber o mundo como o concebemos, trabalha com história e filosofia das ciências, com ênfase em história da física no século XX. Bacharel em Física (2003) e Mestre em História da Ciência (2006) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), com doutorado sanduíche no Massachusetts Institute of Technology (MIT), como bolsista CAPES-Fulbright, em Cambridge, Massachusetts, EUA, e estágios de pós-doc, como colaborador e pesquisador visitante, na Universidade da Califórnia em Berkeley (UC Berkeley), EUA, como parte do projeto Ciência, Filosofia e Teologia na América Latina do Ian Ramsey Centre for Science and Religion (IRC) da Universidade de Oxford, Reino Unido, como Bolsista Oxford-Templeton para a América Latina, e no Instituto de Estudos Avançados de Stellenbosch, África do Sul, como pesquisador convidado no projeto de pesquisa The Search for a QBist Metaphysics. Membro da Sociedade Brasileira de História da Ciência (SBHC), da History of Science Society (HSS), da British Society for the History of Science (BSHS), da European Society for the History of Science (ESHS), assim como membro associado da Inter-Divisional Teaching Commission (IDTC) da International Union of History and Philosophy of Science and Technology (IUHPST), e editor associado do periódico Transversal: International Journal for the Historiography of Science. Membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências UFBA/UEFS (PPGEFHC) e integrante da equipe do Laboratório Ciência como Cultura (LACIC) da UFBA. A sua pesquisa tem sido especialmente dedicada à investigação da construção, circulação, divulgação e dissolução de visões de mundo na história da ciência moderna.








      
           Juan Alberto Leyva Cruz

       http://lattes.cnpq.br/1173503191220599

Bacharel em Física pela Universidade de Oriente-Cuba (07/1997) e Doutorado em Ciências com área de atuação em Física Aplicada à Medicina e Biologia, pela Universidade de São Paulo (11/2005). Atuando nas seguintes áreas de pesquisas:- bioinstrumentação; - instrumentação em Física; - desenvolvimento de ferramentas computacionais utilizando plataformas de alto nível como MATLAB®, LabVIEW®, C++ e Python; - Planejamento radioterapêutico, - Física de Materiais; - Ensino de Física através de Experimentos Didáticos e o Teatro. Atualmente é Professor Titular no Departamento de Física (DFIS), da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) na Bahia, Brasil, onde coordena o Laboratório de Instrumentação em Física (LINFIS), e colabora com o Lab. de Física de Materiais, no DFIS da UEFS. Foi Vice-Diretor do DFIS no período desde 12/2011 até 12/2015. Desenvolvendo atividades Administrativas, de Pesquisas, Docência e de Extensão.











   Antônio Delson Conceição de Jesus

          http://lattes.cnpq.br/7696000869833399

Bacharel em Física pela Universidade Federal da Bahia (1988), mestrado em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1991) e doutorado em Mecânica Espacial e Controle pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1999), pós-doutorado em Detritos Espaciais pelo Isituto di Scienza e Tecnologie dell'Informazione A. Faedo (Pisa/Itália, 2006/2007). Atualmente é professor Pleno da Universidade Estadual de Feira de Santana. Tem experiência na área de Engenharia e Tecnologia Aeroespaciais, com ênfase em Trajetórias, Detritos Espaciais, Manobras Orbitais, Colisão, Mitigação e Propulsão a Plasma, atuando principalmente nos seguintes temas: Manobras evasivas, Rendezvous, Desvios, Dinâmica Estocástica, em Mecânica Estatística com excitações elementares e, excepcionalmente, em Computação e Informação Quântica, estuda emaranhamento em sistemas de spin.








          


                
Edrian Mania
           
http://lattes.cnpq.br/8844098527405219

Graduação em Bacharelado em Física na Universidade de São Paulo (USP) e Mestrado em Física Experimental pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor Assistente de Física na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Interesse de pesquisas em Física Experimental: aplicações de nanotubos de carbono e nanobastões de ouro. Propriedades óticas, mecânicas e eletrônicas de cristais bidimensionais. (Texto informado pelo autor)









       


             Germano Pinto Guedes
          http://lattes.cnpq.br/8080697890419252

Possui graduação em Física pela Universidade Federal da Bahia (1991), mestrado em Física Aplicada à Medicina e Biologia pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Engenharia Nuclear pela COPPE - Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), com estágio Sanduiche e Pós-Doutorado no Instituto Weizmann de Ciência, Israel. Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Feira de Santana. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Métodos Experimentais, Instrumentação para detecção de partículas elementares, atuando principalmente nos seguintes temas: energia solar, transmissão atmosférica, detectores de partículas a gás e cherenkov em água, instrumentação eletrônica e instrumentação nuclear. Participa da Rede Nacional de Física de Altas Energias - RENAFAE e colabora com os experimentos Neutrinos-Angra, Observatório Pierre Auger de Raios Cósmicos e Deep Underground Neutrino Experiment - DUNE. (Texto informado pelo autor).











        Marildo Geraldête Pereira
           http://lattes.cnpq.br/0082946888447947

Possui graduação em Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1990), mestrado em Astrofísica pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1994) e doutorado em Astrofísica pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1998). Pós-Doutorado no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais participando da construção do detector CAMIV, destinado à observações astronômicas no Infravermelho. Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Feira de Santana. Tambem atua junto ao Observatório Astronômico Antares onde coordena o Projeto Itinerante de Popularização de Ciências. Tem experiência na área de Astronomia, com ênfase em Astrofísica Estelar, atuando principalmente nos seguintes temas: estatísitca de séries temporais, fotometria, astrofísica estelar, observação e instrumentação astronômica, sistemas binários e exoplanetas. Faz parte do corpo de professores do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Astronomia da UEFS.








          


          
Ernando Silva Ferreira
         http://lattes.cnpq.br/7952801821545250

Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Viçosa (2003), Mestrado (2005) e Doutorado (2010) em Física Aplicada à Medicina e Biologia pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Adjunto B da Universidade Estadual de Feira de Santana, membro do Corpo Docente do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (Polo da UEFS) e Coordenador do Laboratório de Física de Materiais. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Estruturas Eletrônicas e Propriedades Elétricas de Superfícies; Interfaces e Partículas; Fabricação e Caracterização de Filmes Finos e Nanoestruturados com materiais poliméricos e nanopartículados, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de física, tecnologia de filmes finos, fluorescência, interação de biomoléculas com substratos sintéticos, imobilização de proteínas, sínteses e caracterização de nanopartículas metálicas e semicondutoras, materiais detectores de radiação, estudo de biossensores e sensores de pH. (Texto informado pelo autor)









                 MIRCO RAGNI
http://lattes.cnpq.br/3569271948805982

Possui graduação em Química (Laurea in Chimica) - Università degli Studi di Perugia - Itália (2005) e doutorado em Ciências Químicas (Scienze Chimiche) - Università degli Studi di Perugia - Itália (2008), revalidado pelo Instituto de Física da UFBA como Doutorado em Ciências, área de Concentração em Física Atômica e Molecular. Fez pós-doutorado na área de Física Atômica e Molecular, sob a supervisão do Professor Frederico V. Prudente, no Instituto de Física - UFBA, com bolsas do CNPq (Pós Doutorado Junior, PDJ) e da FAPESB. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Física da UEFS e pertence aos programas de pós graduação em Computação Aplicada (Acadêmico) e Astronomia (Profissional). A partir do 2013 é representante do Departamento de Física no colegiado de biologia e na pró-reitoria de extensão da UEFS.
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
UEFS
UEFS